A Freguesia do Soito tem um novo logótipo. O objetivo foi ter uma imagem que, junto do público em geral, represente e identifique a Freguesia de uma forma mais atual e dinâmica reforçando a sua missão de agente de desenvolvimento local.
A dinâmica surge através das cores e da sua simbologia natural e através de ícones relacionados com a identidade da freguesia.
Este logótipo não pretende substituir o Brasão (este assumirá um caráter mais institucional), mas sim complementar graficamente a imagem da Freguesia.
O novo logótipo será utilizado em cartas, ofícios, merchandising, materiais de comunicação, página de Internet, redes sociais, publicações, etc.
Os elementos que compõem o logótipo têm o seguinte significado:
Ícone verde – Tendo como símbolo uma folha de castanheiro, representa-se aqui a árvore que deu origem ao nome da freguesia.
Ícone castanho – Representa o campo e a fertilidade da terra. A agricultura tem sido ao longo dos anos a principal atividade da freguesia e as pastagens e os terrenos cultivados são uma característica que domina a paisagem local.
Ícone azul – A tradição de diversas festividades religiosas em que o expoente máximo é a festa de Nossa Senhora dos Prazeres. O Soito tem diversas capelas que demonstram a fé e a crença dos seus habitantes.
Ícone laranja/vermelho – Símbolo de festa e animação. O forcão representa a maior manifestação cultural da freguesia e da região.
A preto surge “Freguesia do Soito”, destacando-se um retângulo envolvendo a palavra Soito, simbolizando o espírito de grupo e a união que historicamente caracteriza os Soitenses.