Rua do Colégio
6320-666 Soito
T. 271 601 062
O Externato Secundário do Soito, mais conhecido como Colégio.
O edifício, construído entre 1964 e 1965, é propriedade particular e foi construído pelo Sr. João Viegas Nabais, destinado a poder acolher estudantes e ministrar o ensino até ao quinto ano de então, (hoje nono ano de escolaridade). Sem querer classificar por ordem de utilidade, qualquer investimento de iniciativa particular feito no Soito, certamente que este merece lugar de destaque, não só pela mais-valia cultural que oferece aos habitantes da vila que se quiseram promover na sua própria terra, mas também pela comodidade que proporcionou aos pais dos alunos que o frequentaram nestas quatro décadas, que não necessitaram de “exportar” os seus filhos para outras terras, com todos os inconvenientes que isso acarreta principalmente para os demasiado jovens. Tendo iniciado o ensino no período 1965/1966, exatamente no dia 8 de Outubro, com 71 alunos, era seu Diretor o Dr. José Diamantino dos Santos.
Em 1967/68 foi diretor o Dr. Manuel Augusto Lousa Nicolau e em 1970 o Padre Carreto, pároco de Aldeia da Ponte, frequentavam o Colégio 100 alunos.
Em 1973, o total de alunos ascendia a 140.
Em 1976/77 foi seu diretor o nosso antigo pároco, Padre António Dias Domingos que exercia ainda as funções de professor de história e religião e moral, o número de alunos subiu a 200 em 1976, descendo para 150 em 1977.
Durante bastantes anos foi seu diretor o Dr. João Pereira Nabais, filho do proprietário e que a morte levou.
O percurso deste Estabelecimento de Ensino, nem sempre tem sido fácil devido à flutuação do número de alunos, já que nem todos os pais acham bom aquilo que têm na sua terra e valorizam, quantas vezes erradamente, aquilo que os outros têm.
Hoje, oferece a estes, condições cada vez mais propícias a um bom estudo e professores igualmente qualificados como outros Estabelecimentos do género, pena é que, embora a desertificação da raia seja um facto e os jovens sejam cada vez menos.